Moyses - Curso de Física Básica, Mecânica, Problema Resolvido 7.15

7.15) Um vagão de massa m1=4toneladas está sobre um plano inclinado de inclinação \theta=45°, ligado a uma massa suspensa m_2=500kg pelo sistema de cabo e polias ilustrado na Fig. Supõe-se que o cabo é inextensível e que a massa do cabo e das pólias é desprezível em confronto com as demais. O coeficiente de atrito cinético entre o vagão e o plano inclinado é \mu_c=0,5 (Na verdade \mu_e) e o sistema é solto do repouso. (a) Determine as relações entre os deslocamentos s_1 e s_2 e as velocidades v_1 e v_2 das massas m_1 e m_2, respectivamente. (b) Utilizando a conservação da energia, calcule de que distância o vagão se terá deslocado ao longo do plano inclinado quando sua velocidade atingir 4,5km/h.

a) Examinando mais atentamente a corda, concluímos que, devido ao fato dela ser inextensível o comprimento C da corda é constante,
Logo os comprimentos demarcados na imagem podem ser usados para descrever o comprimento da corda, 2S_1+S_2=C Como a corda é constante podemos representar uma variação da corda e obter o vínculo do sistema, 2\Delta S_1+\Delta S_2=0 Dividindo a expressão pela variação do tempo e tomando as quantidades infinitesimais obtemos 2v_1+v_2=0 Ou seja \left\lbrace \begin{array}{ll} \Delta S_2=-2\Delta S_1\ \ \ (1)\\ v_2=-2v_1\ \ \ \ \ \ \ \ \ (2)\\ \end{array}\right. b) Adotaremos o referencial sobre a pólia no topo da rampa com eixo ox positivo orientado sobre a rampa,
Podemos então representar as forças que atuam sobre os blocos de massa m_1, e obter, \left\lbrace \begin{array}{ll} N_1-P_1\cos\theta=0\ \ \ \ (3)\\ 2T-P_1\sin\theta-F_a=m_1a_1\ \ \ \ (4)\\ \end{array}\right. Para descobrir qual sera a distância \Delta S_1 que o carrinho de massa m_1 percorre podemos usar conservação de energia, a energia inicial do sistema deve ser igual à energia final, porém, como a energia do sistema não se conserva já que parte é liberado como trabalho devido à força de atrito, a energia inicial deve ser igual à final mais o trabalho realizado pelo sistema, E_i=E_f+W\ \ \ (5) Supondo que inicialmente o sistema esteja em repouso, E_i=m_1gh_1+m_2gh_2\ \ \ (6) Ao final do movimento a energia final será, E_f=m_1gh'_1+m_2gh'_2+\frac{1}{2}m_1v_1^2+\frac{1}{2}m_2v_2^2\ \ \ (7) Enquanto o trabalho é realizado pela força de atrito -F_a que pode ser obtida pela equação (3), W=\left( -P_1\right) \mu_e\cos\theta\left( -\Delta S_1\right) W=P_1\mu_e\cos\theta\Delta S_1 \ \ \ \ (8) Substituindo (7), (6) e (8) na equação (5) obtemos, m_1gh_1+m_2gh_2=m_1gh'_1+m_2gh'_2+\frac{1}{2}m_1v_1^2+\frac{1}{2}m_2v_2^2-P_1\mu_e\cos\theta\Delta S_1 Olhando novamente para a última figura, mais especificamente para o triangulo de abertura \theta formados pelos lados S_1 e h_1, encontramos a altura inicial do bloco de massa m_1, h_1=-S_1\sin\theta, enquanto a altura inicial do bloco de massa m_2 é h_2=-S_2 aplicando tais conclusões na última equação, -m_1gS_1\sin\theta-m_2gS_2=m_1gh'_1+m_2gh'_2+\frac{1}{2}m_1v_1^2+\frac{1}{2}m_2v_2^2+P_1\mu_e\cos\theta\Delta S_1 Por outro lado, é natural esperar que as alturas finais h'_1 e h'_2 sejam dadas pelas variações -\Delta S_1 e -\Delta S_2 de -S_1 e -S_2, respectivamente, logo, -m_1gS_1\sin\theta-m_2gS_2=m_1g\left( -\Delta S_1-S_1\right)\sin\theta +m_2g\left( -\Delta S_2-S_2 \right) +\frac{1}{2}m_1v_1^2+\frac{1}{2}m_2v_2^2+P_1\mu_e\cos\theta\Delta S_1 Reorganizando a equação obtemos, 0=-m_1g\Delta S_1\sin\theta -m_2g\Delta S_2+\frac{1}{2}m_1v_1^2+\frac{1}{2}m_2v_2^2+m_1g\mu_e\cos\theta\Delta S_1 Usando as equações (1) e (2) que descreve a relação entre as posições e velocidades entre m_1 e m_2, 0=-m_1g\Delta S_1\sin\theta +2m_2g\Delta S_1+\frac{1}{2}m_1v_1^2+2m_2v_1^2+m_1g\mu_e\cos\theta\Delta S_1 Explicitando \Delta S_1 obtemos, \Delta S_1=\frac{\left(m_1+4m_2\right) v_1^2}{2\left( m_1g\sin\theta-m_1g\mu_e\cos\theta-2m_2g\right) } Substituindo os valores do problema obtemos, \Delta S_1=\frac{\left((4000kg)+4(500kg)\right) (1,25m/s)^2}{2\left( (4000kg)\sin(45°)-(4000kg)(0,5)\cos(45°)-2(500kg)\right)(9,8) }\Rightarrow 1,15m



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