Moyses - Curso de Física Básica, Mecânica, Problema Resolvido 8.4
8.4) Uma patinadora e um patinador estão se aproximando um do outro, deslizando com atrito desprezível sobre uma pista de gelo, com velocidades de mesma magnitude, igual a 0,5m/s. Ela tem 50kg, carrega uma bola de 1kg e patina numa direção 10° a leste da direção norte. Ele tem 51kg, dirige-se para 10° a oeste da direção norte. Antes de colidirem, ela lança a bola para ele, que a apanha. Em consequência, passam a afastar-se um do outro. Ela se move agora com velocidade de 0,51m/s, numa direção 10° a oeste da direção norte. (a) Em que direção se move o patinador depois de apanhar a bola? (b) Com que velocidade? (c) Qual foi o momento transferido da patinadora para o patinador? (d) Com que velocidade e em que direção a bola foi lançada?
a) Adotando o referencial sobre com eixo ox positivo na direção leste, e oy positivo na direção norte,
Onde →vim e mm são a velocidade inicial e a massa da mulher, onde →viH e mH são a velocidade inicial e a massa do homem, onde mb é a massa da bola, onde θ é o ângulo entre as velocidades dos corpos e a direção norte. Decompondo os vetores →vim e →viH na direção norte-sul e leste-oeste, obtemos {→vim=vimsinθˆi+vimcosθˆj→viH=viHcosθˆj−viHsinθˆi Dessa forma podemos determinar que o momento total inicial →Pi será, →Pi=(mm+mb)vim(sinθˆi+cosθˆj)+mHviH(cosθˆj−sinθˆi) (1) Em um segundo momento quando a bola é trocada entre os patinadores a situação é a seguinte,
Onde →vfm é a velocidade final da mulher, onde →vfH é a velocidade final do homem. Podemos decompor a velocidade final da mulher nas direções norte-sul e leste-oeste e obter, →vfm=vfmcosθˆj−vfmsinθˆi Dessa forma, podemos representar o momento total final →Pf da seguinte forma, →Pf=mmvfm(cosθˆj−sinθˆi)+(mH+mb)→vfH (2) Supondo que o momento foi conservado no processo, →pi=→Pf⇒ (mm+mb)vim(sinθˆi+cosθˆj)+mHviH(cosθˆj−sinθˆi)=mmvfm(cosθˆj−sinθˆi)+(mH+mb)→vfH Explicitando →vfH obtemos, →vfH=[mm+mbmH+mbvim+mHviH−mmvfmmH+mb]cosθˆj+[mm+mbmH+mbvim−mHviH−mmvfmmH+mb]sinθˆi Substituindo os valores, →vfH=(0,085m/s)ˆi+(0,48m/s)ˆj Podemos calcular o ângulo entre o vetor velocidade e o norte, que é representado pelo vetor unitário ˆj, cosθ=ˆj⋅(0,085ˆi+0,48ˆj)√(0,085m/s)2+(0,48m/s)2⇒ θ=10° Logo, o homem, ao pregar a bola, se move para leste, 10° norte. b) A velocidade em modulo com que o homem começa a mover-se depois de apanhar a bola é, vfH=0,48m/s c) podemos calcular o momento transferido entre os patinadores calculando a variação do momento da patinadora Δ→Pm, Δ→Pm=→Pfm−→Pim⇒ Δ→Pm=mmvfm(cosθˆj−sinθˆi)−(mm+mb)vim(sinθˆi+cosθˆj) Δ→Pm=[mmvfm+(mm+mb)vim]sinθˆi+[mmvfm−(mm+mb)vim]cosθˆj Substituindo os valores obtemos, Δ→Pm=−(8,85kg.m/s)ˆi A mesma quantidade de momento que a patinadora perde é a quantidade de momento que o patinador ganha, logo, Δ→PH=(8,85kg.m/s)ˆi d) A variação do momento do homem na direção em que ele intersepta a bola, isto é, direção leste-oste é, na verdade e a quantidade de momento que a bola adquiriu, logo basta dividir Δ→PH pela massa da bola e obter a velocidade, →vb=(8,85kg.m/s)ˆi A bola foi lançada para leste.
Comentários